Amamentar realmente previne o câncer de mama ?

Amamentar realmente previne o câncer de mama ?

No mês da campanha do Outubro Rosa, gosto sempre de falar sobre a relação entre a amamentação e a prevenção do câncer de mama. Sim, porque amamentar reduz risco de câncer de mama!

Esta revisão sobre o assunto , Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) mostra que as mães que amamentaram seus filhos por um período superior a 12 meses têm um risco 26% menor de desenvolver câncer de mama, enquanto que mulheres que amamentaram entre 6 a 12 meses teriam um risco reduzido de 9%. Portanto quanto maior o tempo de amamentação, maior será a proteção para o câncer de mama.

Isso se deve a alguns fatores como menor exposição ao estrogênio durante o período de amamentação, um dos hormônios que tem forte associação com aumento do risco para o câncer de mama.

O ato de dar o peito também promove o desenvolvimento das células mamárias, voltadas para a produção do leite materno. E essas células têm uma característica diferente, se multiplicam menos, portanto são menos susceptíveis a se transformarem em células cancerosas .

Amamentar é sempre um grande desafio principalmente nos primeiros dias, passei por isso mesmo sendo pediatra, e são várias as dificuldades : bebê dorminhoco, dúvidas e insegurança se o leite é suficiente, cansaço devido a poucas horas de sono e dificuldades com a pega do bebê entre outros. Demora um tempo até que a mãe e bebê consigam se conhecer melhor e conviver bem na mesma sintonia e, acreditem, passando esse período mais crítico e tendo uma  boa orientação e paciência, essa experiência será deliciosa e única, e vai deixar muitas saudades, boas recordações e uma boa saúde mental e física para ambos

Não deixe de aproveitar essa experiência tão prazerosa !