Urticária

urticaria

A urticária é uma irritação da pele caracterizada por lesões avermelhadas e elevadas, como vergões, que coçam bastante e podem surgir em qualquer área do corpo. Essas alterações podem ser pequenas e isoladas ou se agruparem, formando grandes placas vermelhas com desenhos e formas variadas. Sua duração costuma ser fugaz, de 1 a 2 horas, enquanto novas lesões surgem em outras regiões do corpo e desaparece sem deixar marcas. Em alguns casos, pode estar associada ao angioedema, que é caracterizado por inchaços em alguns locais do corpo como, por exemplo, pálpebras, face, lábios e genitália.

 

Tipos de urticária

De acordo com o tempo de duração, a urticária pode ser classificada em:

  • Urticária aguda: quando os sintomas desaparecem em menos de 6 semanas; 
  • Urticária crônica: quando os sintomas persistem por mais de 6 semanas. 

 

Urticária aguda

A urticária pode ocorrer em qualquer idade. Na infância e na adolescência, a forma mais frequente é a aguda e os fatores desencadeantes mais comuns são as infecções causadas por vírus, medicamentos como os antibióticos e anti-inflamatórios, alimentos e picadas de insetos, tais como formiga, vespa e abelha.

 

Urticárias crônicas

  • Urticária crônica espontânea: pode ser relacionada à alguma doença autoimune ou causas não conhecidas;
  • Urticária crônica induzida: são as mais frequentes e geralmente desencadeadas por estímulos físicos como frio, pressão, calor, exercício físicos, sol e água.

 

Diagnóstico da urticária

O diagnóstico da urticária é clínico, ou seja, varia conforme a avaliação do médico através da história clínica e do exame físico. Quando necessário são solicitados exames complementares.

 

Tratamento da urticária

O tratamento da urticária é considerado eficaz quando os sintomas desaparecem completamente. Baseia-se na identificação, no controle da causa e na prescrição de medicamentos, sendo os anti-histamínicos orais (antialérgicos) os mais utilizados. A dose, o tipo de anti-histamínico e o tempo de tratamento deverão ser determinados pelo médico de acordo com cada caso em particular.