Vacinação

A vacinação é uma das medidas mais importantes na prevenção das doenças. É um ato de proteção, um direito, mas também um dever, fundamental para cada um de nós e para toda a sociedade. O programa de vacinas começa na primeira infância e tem o poder de proteger a criança contra doenças graves, fornecendo imunidade duradoura.

 

Meu filho corre perigo se não tomar vacina?

O grande perigo de não tomar as vacinas recomendadas pelo pediatra é ficar suscetível às doenças contagiosas, colocando em risco não só a saúde das crianças como também dos familiares e pessoas que tenham contato próximo.

Importante: já está demonstrado que quando se acumulam muitas pessoas não vacinadas é possível a ocorrência de surtos da doença, produzindo um aumento no número de casos.

 

Benefícios do programa de vacinação

  • Diversas doenças foram erradicadas ou tiveram sua incidência reduzida por conta da interrupção na circulação de bactérias e vírus como poliomielite, difteria, coqueluche, tétano, tuberculose, meningites e pneumonias graves;
  • Além de trazer benefícios individuais, uma taxa de cobertura vacinal elevada dá origem à imunidade de grupo. Quando muitos indivíduos são vacinados, isto impede que aquele vírus ou bactéria circule entre as pessoas.
  • Evita que as doenças se espalhem e geram uma proteção indireta para alguns grupos de pessoas que não podem tomar as vacinas: quem tem problemas imunológicos, em tratamento de algum câncer, crianças muito pequenas que ainda não têm idade adequada para receber determinadas vacinas  e gestantes.

 

O que são vacinas licenciadas?

Todas as vacinas licenciadas passaram por diversos testes de avaliação para garantir sua segurança. Além de passarem também pela análise de institutos reguladores rígidos. No Brasil essa função é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Dúvidas sobre vacinação?

É muito importante que as dúvidas e preocupações que os pais tenham em relação às vacinas sejam discutidas com o pediatra, de forma franca e aberta. As vacinas podem provocar reações adversas, mas na maioria dos casos são leves. Portanto os benefícios das vacinas são infinitamente maiores do que as eventuais reações vacinais.

Cada vacina tem um esquema de aplicação de doses e reforços de acordo com a idade. Confira abaixo o link dos dois calendários de vacinação 2020.