Puericultura

A Dra. Rejane Casagrande explica que o pediatra é o médico que cuida da saúde de crianças e adolescentes, do nascimento até os 20 anos de idade. Além de fazer o diagnóstico e o tratamento adequado de eventuais doenças, ele também é responsável por acompanhar, vigiar e proteger o crescimento e desenvolvimento delas através da prática da Puericultura.

 

A importância do acompanhamento

Nas visitas de rotina ao pediatra, ele pode detectar e prevenir, precocemente, problemas ou possíveis doenças crônicas, monitorar o crescimento e desenvolvimento, fazendo correções necessárias para a promoção da saúde e auxiliando as crianças a se tornarem adultos saudáveis.

 

De quanto em quanto tempo devo levar meu filho (a) ao pediatra?

No início da vida, as consultas devem ser frequentes, pois, nessa fase de adaptação mãe-filho/pai-filho, é fundamental uma supervisão próxima, para tirar dúvidas e receber orientações. Confira o calendário usual:

  • Quando tudo ocorre dentro do esperado na maternidade, o recém-nascido deve ter a primeira consulta até os 7 dias de vida;
  • Com 1 mês, o bebê deve ter a segunda consulta;
  • A partir desse momento, a criança deve ter acompanhamento mensal até completar o primeiro ano de vida;
  • De 1 a 2 anos, em geral, as consultas são bimestrais no primeiro semestre e trimestrais no segundo;
  • Dos 2 aos 4 anos, as visitas acontecem semestralmente;
  • Acima dos 4 anos, as consultas podem ser anuais, se a criança estiver saudável;
  • Ao iniciar a fase da adolescência, por volta dos 10 anos, sugere-se que a observação clínica seja feita a cada seis meses.

Estas recomendações são válidas para o acompanhamento da criança saudável, ou seja, sem nenhum agravo, seja este físico, psíquico, alimentar ou de qualquer outra natureza. Se eventualmente, durante esse processo, acontecer qualquer doença ou situação em que o bebê precise ser supervisionado, o pediatra pode precisar agendar consultas e/ou retornos mais frequentes.

 

Dica da Pediatra: Antes mesmo do bebê nascer, no período pré-natal, escolha o pediatra que irá cuidar do seu filho (a). Marque uma consulta para conhecê-lo, tirar suas dúvidas iniciais, e para que ele conheça também a família. Juntos, vocês poderão já deixar combinada a primeira consulta do bebê.

 

O que é uma criança saudável

Uma criança saudável significa bem-estar físico, psíquico e social. Não só estar livre de uma doença, mas também estar emocionalmente equilibrada e socialmente integrada na família e na comunidade. Por isso é muito importante que os pais possam estabelecer uma relação de mútua cooperação com o pediatra, tendo alguém de confiança a quem recorrer nos casos de dúvidas, alguém habilitado para ajudar a cuidar adequadamente de seu filho e da sua família.