Desenvolvimento infantil

A primeira infância

Período que vai do nascimento até os seis anos de idade. É uma etapa muito importante para o desenvolvimento infantil. Nessa fase ocorre um grande desenvolvimento cerebral, várias conexões se formam e garantem ganhos motores, cognitivos e socioemocionais para a criança.

 

Evolução & afeto

O aprender é o foco desses anos iniciais e, diariamente, podemos ver a evolução e a superação de obstáculos. Ainda mais quando o ambiente em que o bebê vive e a relação com os familiares e as pessoas ao redor é boa e amorosa.  Estimular a criança por meio de brincadeiras e permitir que o bebê explore o mundo ao seu redor de forma tranquila, faz com que o pequeno alcance seu melhor potencial para se tornar um adulto equilibrado e confiante.

 

A avaliação do desenvolvimento infantil

Nas consultas pediátricas de rotina, o pediatra faz a avaliação do desenvolvimento infantil usando tabelas que mostram os marcos do desenvolvimento e qual período a maioria das crianças normalmente adquire as habilidades. Clique aqui para ter acesso à tabela.

 

Cada criança é única

Embora cada etapa esteja relacionada a uma determinada idade, isto não acontece de forma igual para todas as crianças. A idade que cada uma consegue atingir determinado marco de desenvolvimento pode variar um pouco. Afinal, cada criança é única! Mas existe um tempo máximo que podemos esperar para que cada habilidade se desenvolva. O papel do pediatra é observar se está ocorrendo algum atraso e, quando necessário, encaminhar para uma avaliação neurológica mais completa. A intervenção precoce com terapias como fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia são fundamentais para uma boa evolução.

 

Os primeiros 1000 dias de vida da criança

Esse é o período mais importante do desenvolvimento cerebral, a chamada janela de oportunidades. O crescimento e o desenvolvimento nessa fase são maiores do que durante toda a vida. E é nesse espaço de tempo – do primeiro dia de gestação até os 2 anos de idade – que cada célula do corpo vai sendo formada e programada, além de ser também o pico do desenvolvimento cerebral, com intensa formação de conexões nervosas. Estudos sugerem que a nutrição no período da gestação até os primeiros 2 anos de vida pode determinar efeitos, a curto e longo prazo, na saúde e no bem-estar até a vida adulta.

 

Recado importante da pediatra

Toda criança cresce e se desenvolve a seu tempo. Estar sempre perto, acompanhar, estimular e aproveitar essa fase é imprescindível. Mas procure evitar comparações com outras crianças. O mais importante é curtir cada conquista! Isto fará seu bebê se sentir cada vez mais especial. E como sabemos  que os bebês são as melhores máquinas de aprendizagem do universo, convido você a ver o documentário “O começo da Vida”, que comprova a maravilha e o encanto do desenvolvimento infantil.