Dermatite de contato

A dermatite de contato, ou eczema de contato, é uma reação inflamatória na pele que ocorre por causa de um agente químico que provoca irritação e coceira.

 

Os tipos de dermatite de contato

  • Irritativa: pode aparecer logo no primeiro contato com a substância química, causa vermelhidão na pele e ardência no local do contato. Geralmente é provocada por detergentes, sabonetes e cosméticos;
  • Alérgica: pode ser causada por produtos químicos de uso frequente, como perfumes, esmaltes, tinturas, maquiagem e hidratantes, sendo desencadeada após várias exposições ao produto. Nesse caso, o contato frequente e contínuo ativa o sistema imunológico que passa a produzir várias substâncias inflamatórias que causam vermelhidão, descamação e coceira na pele.

Obs.: Na dermatite de contato alérgica, as lesões podem aparecer no local do contato ou em outras áreas distintas. Muitas vezes, aparecem somente alguns dias após a exposição, o que pode dificultar o diagnóstico.

 

Substâncias que podem causar a dermatite de contato

Metais, medicamentos tópicos, cosméticos, tecidos sintéticos, perfumes, detergentes, adesivos, borracha, tintas, cimento e outros.

 

Diagnóstico

Para o diagnóstico e esclarecimento da causa da dermatite de contato é necessário a realização do teste de contato, feito pelo alergista.

 

Como é feito o teste de contato

O teste de contato consiste na aplicação de várias substâncias químicas padronizadas, em fitas adesivas colocadas nas costas do paciente. Após 48 horas, estas fitas são retiradas e observa-se se houve reação alérgica no local do contato. Como existem reações mais tardias, após 96 horas deve ser feito uma segunda observação no local do teste.

 

Tratamento da dermatite de contato

Hidratar a pele com produtos hipoalergênicos que podem ajudar a mantê-la úmida e auxiliam na reparação da mesma. Além disso, explica a Dra.Rejane Casagrande, pode ser feito o uso de antialérgicos orais para aliviar a coceira e a aplicação de medicamentos tópicos, como corticóides ou imunomoduladores, para controle da inflamação cutânea. Entretanto, a prevenção de novas crises somente será evitada conhecendo o fator desencadeante.

Atenção: é muito importante fazer o teste de contato o mais breve possível para descobrir a substância química causadora da dermatite e, assim, poder evitar o produto.