Imunoterapia

imunoterapia

A imunoterapia é um tratamento com vacinas específicas para doenças alérgicas. A Dra. Rejane Casagrande explica que essas vacinas são compostas por alérgenos, ou seja, ácaros, pólens ou epitélios de animais ou venenos de insetos. Por isso, são chamadas de imunoterapia alérgeno-específica. São vacinas padronizadas e produzidas por laboratórios com um bom controle de qualidade.

 

Tratamento

  • No início do tratamento – fase de indução -, a vacina deve ser administrada em doses crescentes do alérgeno, até chegar a uma dose de manutenção, que será a dose máxima;
  • A partir de então – na fase de manutenção -, a vacina deverá ser administrada por um período mínimo de 3 anos para que o tratamento tenha eficácia;
  • As vacinas subcutâneas na fase de indução são administradas 1x semana e na fase de manutenção 1 x mês;
  • As vacinas sublinguais devem ser feitas diariamente pela manhã e em jejum;
  • A composição dessa vacina varia de acordo com o resultado dos testes alérgicos e deve sempre ser prescrita pelo médico alergista.

A imunoterapia alérgeno-específica é um tratamento que pode auxiliar muito no controle das alergias, bem como melhorar a qualidade de vida do paciente alérgico. Entretanto, deve ser indicada de forma individualizada. Por isso, vale a pena uma conversa detalhada com o alergista.