A asma é uma doença que causa uma inflamação crônica nos pulmões e pode afetar adultos e crianças. Pode ser alérgica ou não. No entanto, a mais comum que atinge as crianças é a asma alérgica desencadeada por alérgenos como, por exemplo, poeira, ácaros, pelos de animais, fungos e pólens.
Sintomas
A Dra. Rejane Casagrande explica que, uma pessoa com asma, apresenta sintomas como falta de ar, chiado no peito, tosse frequente e sensação de aperto no peito, o que muitas vezes pode provocar limitações nas atividades do dia a dia. Esses sintomas podem piorar à noite ou ao acordar. Também podem ser desencadeados por infecções virais, estresse, exercícios físicos, risos, mudanças climáticas, odores fortes, fumaça de cigarro e exposição aos alérgenos.
Asma ou bronquite?
Muitas vezes, a asma é diagnosticada de forma incorreta e confundida com uma bronquite. A bronquite aguda é uma inflamação nos brônquios causada por infecções virais ou bacterianas e se resolve em alguns dias. Diferente da asma, que pode ser causada por inúmeros fatores e tem uma evolução mais recorrente e prolongada.
Asma é grave?
Não, nem toda asma é grave. A asma é classificada como leve, moderada ou grave, de acordo com a frequência e a gravidade dos sintomas. Para cada caso, individualmente, existem tratamentos com medicamentos eficazes que conseguem controlar a doença.
Diagnóstico
O diagnóstico de asma é clínico e deve ser feito por um especialista. A história clínica detalhada, presença de outras doenças alérgicas e a melhora dos sintomas pulmonares com uso de broncodilatadores deverão ser avaliados. Alguns exames complementares podem ser solicitados como, por exemplo, a espirometria que avalia o fluxo de ar nos pulmões e testes alérgicos no sangue.
Tipos de tratamento
Descrevendo de uma forma mais simplificada, existem dois tipos de tratamentos para asma:
- Tratamento da crise aguda: quando são utilizados broncodilatadores de curta ação em forma de sprays orais, que serão inalados pelo paciente, e os corticoides orais prescritos por um período curto;
- Tratamento de controle da inflamação pulmonar: é um tratamento mais prolongado e preventivo para que novas crises de asma não ocorram. Dessa forma, são utilizados os corticoides inalatórios isolados ou associados a broncodilatadores de longa duração, e também os antileucotrienos disponíveis em comprimidos.
Qualidade de vida para quem tem asma
Além do tratamento medicamentoso, a prática de exercícios físicos e o controle da obesidade são fundamentais para que o paciente mantenha sua asma controlada.
Asma grave e mal controlada pode causar a morte. Por isso, a informação sobre a doença e a conscientização da aderência ao tratamento são de extrema importância.