Dia Mundial da Alergia

Dia Mundial da Alergia

No dia 8 de julho é comemorado o Dia Mundial da Alergia, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para alertar a população sobre as doenças alérgicas que são muito frequentes em todo o mundo.

A alergia é uma reação exacerbada do sistema imunológico a uma série de substâncias externas.

As alergias podem ser respiratórias, alimentares, cutâneas, a insetos e a medicamentos.

Essas doenças podem causar um grande impacto na qualidade de vida das pessoas alérgicas.

Inúmeros avanços em novos tratamentos trazem atualmente um maior controle dos sintomas.
Por isso após uma reação alérgica, procure um médico especialista para um diagnóstico correto e o tratamento adequado para que a alergia permaneça controlada e não atrapalhe as atividades do dia a dia.

A prevenção das alergias inclui a adoção de hábitos saudáveis desde a infância como o aleitamento materno, uma alimentação balanceada, atividades físicas regulares e contato com a natureza ao longo da vida.

 

Tipos de Alergias

Alergia Respiratória

A asma e a rinite alérgica são causadas por ácaros da poeira, pêlos de animais de estimação, fungos presentes no mofo e pólens de flores.

Alergia Alimentar

Leite de vaca, ovo, trigo, soja, amendoim, peixe e frutos do mar, além de nozes e castanhas, são os alimentos mais alergênicos.

Alergia na Pele

A mais prevalente é a dermatite atópica que provoca uma coceira intensa e necessita de acompanhamento regular e tratamento amplo para controle da doença.

Dermatite de Contato

A dermatite de contato ocorre por alergia a produtos químicos como metais, maquiagem, esmalte e cosméticos. O teste de contato ajuda no diagnóstico correto.

Alergia a Medicamentos

Os anti-inflamatórios, analgésicos e os antibióticos, como a penicilina, podem causar reações alérgicas.
O médico alergista pode indicar testes específicos nesses casos.

Alergia a Insetos

Abelha, vespa, marimbondo e formiga, são insetos que podem causar reações alérgicas graves, nesses casos o tratamento com imunoterapia (vacinas) com o objetivo de dessensibilização ao veneno do inseto é indicado.