06 ago Erros e acertos na Amamentação
Amamentar é um grande desafio. Você sabia que a maioria das mães têm problemas com a amamentação nos primeiros dias de vida do bebê?
Eu, mesmo sendo pediatra, tive dificuldades no início da amamentação do meu filho. A gente fica ansiosa, cheia de dúvidas, querendo que tudo aconteça de forma perfeita, mas não é tão simples assim!
O mais importante é não se cobrar, acreditar que vai dar certo, conversar e tirar todas as dúvidas com o pediatra do seu filho ou filha e ter o apoio da família.
Separei algumas dicas importantes no início da amamentação:
O corpo do bebê precisa estar bem próximo ao da mãe, barriga com barriga, cabeça e tronco bem alinhados e nádegas apoiadas. Dica: use roupas confortáveis que permitam expor bem a mama e um maior contato com o bebê, deixe também o bebê livre, não use mantas na hora da amamentação;
Para uma pega correta, o bebê precisa encostar o queixo na mama, manter a boca bem aberta e, principalmente, o lábio inferior deve estar voltado para fora. Dica: depois que o bebê abocanhar a mama, empurre o queixo dele para baixo e posicione o lábio de forma correta, a chamada “boca de peixinho”;
A mãe deve segurar a mama em C para que o bebê abocanhe corretamente a aréola e o mamilo, segurar a mama em posição de Tesoura, pode prejudicar a saída do leite da mama, essa posição obstrui o ducto lactífero local onde o leite materno fica armazenado. Dica: encoste o mamilo na bochecha ou nariz do bebê, para estimular o reflexo de busca, o bebê vai abrir imediatamente a boca para mamar.
Amamentar é um ato de amor que exige treinamento!
Então, treine bastante, tenha paciência e aproveite essa experiência prazerosa e inesquecível com seu bebê!