Como diminuir os riscos das alergias alimentares nas crianças

Como diminuir os riscos das alergias alimentares nas crianças

A alergia alimentar vem aumentando nos últimos anos. É provável que isto esteja ocorrendo por mudanças no estilo de vida e na dieta das pessoas.

Quem são as crianças com propensão de desenvolver alguma alergia? Aquelas que têm pai, mãe ou irmãos com qualquer tipo de alergia, seja respiratória, cutânea ou alimentar.

Para estas crianças, o que é importante fazer para diminuir o risco do desenvolvimento de alergias alimentares : 

  • Durante a gravidez e a lactação a dieta deve ser saudável e diversificada, incluindo os alimentos mais alergênicos como leite de vaca, soja, trigo, ovo, peixe, frutos do mar, amendoim e castanhas. Importante: não fazer dietas restritivas;
  • Evitar também a suplementação do bebê com fórmulas de leite de vaca na primeira semana de vida, dar preferência para o aleitamento materno exclusivo; 
  • Introduzir alimentos sólidos a partir dos 6 meses de vida. Esse período é chamado de janela imunológica, um período ótimo para introdução de novos alimentos, inclusive os mais alergênicos, para estimular os mecanismos imunológicos de tolerância. Atrasar a introdução de um alimento ou excluir da dieta por tempo prolongado pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de alergias.
  • Dar preferência para preparações saudáveis feitas em casa, evitando o consumo de alimentos industrializados e processados. 

Uma dica: quando iniciar a introdução dos alimentos mais alergênicos, comece um de cada vez, pois se a criança apresentar alguma reação alérgica será possível identificar qual o alimento foi o problema!