Dicas para quem tem Dermatite Atópica e Pele Sensível

Dicas para quem tem Dermatite Atópica e Pele Sensível

Pessoas com dermatite atópica, uma alergia na pele causada por vários fatores e, pessoas com pele seca e sensível, têm algo em comum: uma alteração na barreira cutânea. Essa barreira, quando comprometida, fica mais suscetível à penetração de fatores externos, como irritantes e alérgenos, causando coceira, ressecamento, irritação, descamação e vermelhidão na pele. 

Cuidados diários para controlar os sintomas da dermatite na pele:

Use creme hidratante diariamente. Aplique 2x ao dia nas áreas ressecadas e nos primeiros 3 minutos após o banho. Existem vários tipos de hidratantes para esse tipo de pele. Eles contêm alguns ativos que reparam a barreira cutânea como ceramida, glicerina, manteiga de karité, vaselina ou aveia.

Outro cuidado importante é a escolha do tipo de sabonete. Prefira os de glicerina ou os chamados syndets, que têm uma tecnologia mais moderna e retiram a sujeira da pele de forma mais delicada, além de terem umectantes que hidratam a pele. Dê preferência também para os sabonetes líquidos, eles contêm um ph neutro ou ácido mais próximo do ph natural da pele. Procure usar pouca quantidade de sabonete para não retirar o chamado sebo natural da pele. E evite banhos muito quentes e demorados, pois piora o ressecamento. 

Ao lavar as roupas, opte por sabões neutros ou hipoalergênicos, sempre líquidos e em pouca quantidade. Enxágue bem e não use amaciantes, pois produtos muito perfumados em contato com a pele sensível podem causar irritação.  

E lembre-se: sempre após frequentar piscina ou fazer atividades físicas, é indicado o banho seguido da hidratação, para diminuir a irritação na pele causada pelo suor e pelo cloro.