Primeira Caneta de Adrenalina Autoinjetável Brasileira

Primeira Caneta de Adrenalina Autoinjetável Brasileira

Um avanço incrível para pacientes com alergias graves! Brasil produz sua primeira caneta de adrenalina auto injetável, essencial no tratamento de reações alérgicas graves, como o choque anafilático (anafilaxia).

Desenvolvido por Pesquisadores Brasileiros

O protótipo foi criado pelo Dr. Renato Rozental e sua equipe da UFRJ, com apoio de uma empresa paulista. A previsão é que a caneta esteja disponível em cerca de 11 meses, após aprovação da Anvisa.

Atualmente os dispositivos de adrenalina autoinjetáveis são importados e de alto custo, dificultando o acesso para muitos pacientes com risco de anafilaxia . A caneta nacional tem previsão de ser 80 % mais barata que os dispositivos importados.

Prática e Eficiente

Em caso de anafilaxia, a aplicação da adrenalina autoinjetável é feita diretamente no músculo lateral da coxa, sua ação é rápida e controla os sintomas da anafilaxia até a avaliação médica especializada.

Versões para Crianças e Adultos

A nova caneta tem doses ajustadas para o peso do paciente e conta com uma versão infantil e outra para adultos, proporcionando segurança para todas as idades.

Caneta autoinjetável no SUS?

Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 85/2024, que propõe a distribuição gratuita da caneta pelo SUS, facilitando o acesso ao tratamento em toda a rede pública.

A Importância do Acesso à Caneta de Adrenalina

Para médicos e especialistas, a fabricação nacional representa um grande avanço para a saúde pública e aumenta a chance de salvar vidas. Uma medida essencial para a segurança de quem convive com alergias graves!