17 set A fumaça causada pelas queimadas pode piorar os sintomas das doenças alérgicas respiratórias
É importante manter o tratamento medicamentoso para asma e rinite alérgica nessa época do ano, e seguir as orientações para minimizar os efeitos indesejáveis da exposição aos poluentes.
Hidrate-se!
Aumente a ingestão de água e líquidos para manter as vias respiratórias úmidas e protegidas. Isso ajuda a diminuir os efeitos nocivos da fumaça no organismo.
Mantenha-se em locais fechados
Sempre que possível, fique em ambientes fechados, bem vedados e ventilados. Utilize ar condicionado ou purificadores de ar para ajudar a filtrar as partículas no ambiente.
Feche portas e janelas
Durante os horários com maior concentração de poluentes, mantenha portas e janelas fechadas para evitar a entrada da poluição externa.
Evite exercícios ao ar livre
Atividades físicas ao ar livre devem ser evitadas, especialmente entre 12h e 16h, quando os níveis de ozônio são mais elevados e prejudiciais à saúde.
Atenção
Se estiver com alergia descontrolada ou alguma doença respiratória , o uso de máscaras pode ser útil para reduzir a inalação de partículas finas presentes na fumaça.
Busque atendimento médico
Caso apresente sintomas respiratórios, como tosse, falta de ar ou piora de doenças respiratórias pré-existentes, procure imediatamente um médico.