Rinite alérgica tem cura?

Rinite alérgica tem cura?

A rinite alérgica é uma doença que pode ser hereditária e é mais comum após os 2 anos de idade. Um bebe com pai e/ou mãe e/ou irmão alérgicos tem de 50% a 70% de chance de desenvolver alergia respiratória.

Sintomas da rinite alérgica:

  • Coceira frequente no nariz e/ou olhos ou garganta;
  • Espirros;
  • Coriza e obstrução nasal, geralmente após exposição a poeira doméstica, pelos de animais, mofo, odores fortes ou mudanças climáticas.

É importante saber que existe tratamento para a rinite alérgica. Se o paciente for bem orientado pelo médico, é possível ter um bom controle dos sintomas e até a remissão da doença.

Nos casos de sintomas persistentes e necessidade do uso contínuo de medicamentos para rinite alérgica : A imunoterapia (vacinas para alergias ) é um tratamento bem eficaz e muito recomendado.

Imunoterapia

A vacina mais utilizada é a composta por ácaros da poeira doméstica. A ação dessa vacina é induzir o sistema imunológico a ter uma tolerância aos ácaros, assim a sensibilização e os sintomas após exposição aos ácaros diminuem.

As vacinas para alergia

Podem ser aplicadas via subcutânea pelo médico alergista ou por via sublingual A duração do tratamento é de 3 anos .Os sintomas da rinite alérgica melhoram durante e após o término do tratamento.