24 fev Criança também precisa fazer CHECK UP?
O acompanhamento pediátrico de rotina permite saber se a criança está crescendo bem , se a sua nutrição e seu desenvolvimento estão adequados, além da possibilidade de prevenção e diagnóstico precoce de doenças.
Lembre-se que uma infância sadia e bem monitorada garantirá uma vida adulta saudável.
O check up infantil é um pouco diferente do adulto. Ele é feito nas consultas de rotina ao pediatra e é mais baseado no exame físico completo da criança, na história clínica detalhada (alimentação , imunização , histórico familiar , rotina diária ) e na observação do pediatra.
Poucos exames laboratoriais são necessários , eles somente serão solicitados se algum sinal de alerta para alguma doença ou agravo aparecer ou em fases importantes como o início da puberdade.
Na maternidade o check up ao nascimento é muito importante para identificar ou descartar doenças que podem ter consequências muito ruins para o bebê e precisam do diagnóstico precoce.
Testes de check up na maternidade:
– teste da triagem auditiva (teste da orelhinha) – avaliação da audição do bebê;
– teste do pezinho – avaliação de doenças genéticas;
– teste do reflexo vermelho (olhinho) – checar catarata , glaucoma , estrabismo;
– teste do frênulo lingual (linguinha) – se presente pode prejudicar a amamentação e a fala;
– teste do coraçãozinho – checar presença de doenças cardíacas
O primeiro check up do bebê, ou seja, a primeira consulta ao pediatra deve ser feita até o sétimo dia de vida, é uma consulta mais demorada e fundamental para garantir a saúde do bebê.
Crie o hábito de levar seu filho ao pediatra nas consultas de rotina, assim ele vai crescer e se desenvolver de forma saudável e atingir seu melhor potencial.