Viagem de carnaval x alergia a picada de mosquito

Viagem de carnaval x alergia a picada de mosquito

Feriado de Carnaval é bom para viajar com a família. Mas o calor dessa época do ano favorece a multiplicação de insetos e, com eles, aumentam os riscos das alergias à picada. Confira essas dicas:

 

Reação Alérgica

As reações alérgicas dependem da sensibilidade do organismo de cada um. A “saliva” dos insetos como mosquitos, pernilongos, borrachudos, mutucas e pulgas em contato com a pele, podem dar origem a lesões que coçam muito, se espalham por todo o corpo e não apenas no local exato da picada. Esse tipo de alergia chama Estrófulo.

 

O que fazer?

O tratamento indicado é o uso de antialérgicos orais, caso a criança apresente muitas lesões e coceira intensa. E uso de pomadas a base de corticoide para diminuir a inflamação local e auxiliar no controle da coceira. Estes medicamentos devem ser prescritos pelo pediatra ou alergista.

 

Como prevenir:

Usar repelentes à base de icaridina, já disponíveis a partir de 3 meses de idade , o produto em gel é mais indicado pois espalha melhor e tem menos cheiro. Usar principalmente no início da manhã e final da tarde, período de maior exposição aos insetos.