Férias exigem cuidados redobrados com as crianças

Férias exigem cuidados redobrados com as crianças

As férias de verão chegaram e, neste período, aumenta a preocupação em relação aos riscos de acidentes domésticos. Queimadura, engasgo e afogamento são algumas das situações de emergência mais comuns envolvendo os pequenos. Os casos de acidentes domésticos com crianças crescem em 25% no período de recesso, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), por isso é importante saber como evitar as ocorrências.

A criança na fase oral, normalmente, põe tudo na boca. Se o objeto for pequeno, corre o risco de aspirar ou de deglutir. Atenção especial com as baterias pequenas, por serem alcalinas, em contato com a mucosa digestiva,  corroem e provocam perfuração, situação extremamente grave.

Choque elétrico: além das tomadas, que precisam de proteção, fique atento ao uso dos carregadores de celular. Ao manusear o carregador a criança corre o risco de colocar na boca e receber um choque elétrico.

Ingestão de produtos químicos e medicamentos: todos sem exceção devem ser deixados fora do alcance das crianças.

Acidentes com água: em geral, acontecem muito rápido e de maneira silenciosa, em piscinas, lagos, rios e praias. Mas também podem ocorrer em banheiras e com baldes d’água de limpeza. Por isso a criança deve ser vigiada o tempo todo.

Queimadura: mantenha as crianças longe da cozinha e dê preferência para usar as bocas que ficam na parte de trás do fogão. Deixar os pratos e líquidos quentes no centro da mesa também é uma boa dica.

Engasgos e sufocamento: qualquer alimento pode sufocar uma criança, até mesmo os líquidos. É preciso atenção com alimentos de partículas pequenas como: pipoca, amendoim, castanha e nozes, independente da idade da criança. Outra orientação importante é ensinar a comer sentada e de boca fechada. Isso pode evitar que ela tente falar e comer ao mesmo tempo.

Tags: