09 set Seu bebê tem dificuldade para dormir?
O primeiro ano da criança é uma fase de adaptação, tanto para os pais, quanto para o bebê. O choro é seu principal meio de comunicação e é por meio dele que se expressa a fome, dor, medo, susto e insatisfação.
Quando os primeiros dentes começam o processo de erupção dentária, por volta dos seis meses, a criança tende a ficar um pouco mais agitada. Os pais devem ficar atentos aos incômodos que podem surgir nessa fase, principalmente os relacionados à alimentação e a qualidade do sono do bebê.
Os sintomas da primeira dentição podem incluir gengivas inchadas, aumento da produção de saliva, agitação, além da falta de apetite, sono e muito choro. Os dias podem ser mais tranquilos que as noites. Isso porque a criança possui muitos estímulos, como a interação com brinquedos, que, de certa maneira, o “distraem” dos sintomas. Já no período noturno a dinâmica é outra.
A erupção dos dentes é natural, e pode, inclusive, passar despercebida por muitos. Mas para outros, esse processo incomoda bastante, e os pequenos tendem a ficar mais irritados, querendo coçar a gengiva a todo tempo.
Para amenizar os sintomas, ofereça uma fruta geladinha ou massageie a região com uma dedeira de silicone, isso fará com que o bebê se acalme.