Poliomelite, já vacinou seu filho?

Poliomelite, já vacinou seu filho?

A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda, causada por um vírus, que pode infectar crianças e adultos. A doença ataca o sistema neurológico e pode causar paralisia nos membros inferiores irreversível . A vacinação é a única forma de prevenção da doença.💉

✔Antes de completar um ano de vida, são necessárias três doses da vacina contra a poliomielite, aos dois, quatro e seis meses, com a vacina da poliomielite inativada (VIP). Com 15 meses, a criança recebe o primeiro reforço com a pólio oral e, aos quatro anos, o segundo reforço (VOP- gotinha).

No Brasil, o último caso de infecção pelo poliovírus selvagem ocorreu em 1989, na cidade de Souza/PB. A estratégia adotada para a eliminação do vírus no país foi centrada na realização de campanhas de vacinação em massa com a vacina oral contra a pólio (VOP). Essa vacina propicia imunidade individual e aumenta a imunidade de grupo na população em geral, com a disseminação do poliovírus vacinal no meio ambiente, em um curto espaço de tempo.

Para que a poliomielite não volte , precisamos manter uma cobertura vacinal de 95% em todo o país e infelizmente nos últimos anos essa cobertura não chega a 40%!

Por isso é muito importante manter a carteira de vacinação em dia!

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação vai até o dia 9 de setembro.

Crianças até 5 anos que já tomaram as doses da vacina contra poliomielite podem tomar mais uma dose de reforço nessa campanha

Não deixe de vacinar seu filho!