O perigo das bebidas energéticas para os adolescentes

O perigo das bebidas energéticas para os adolescentes

Porque devemos regular o uso das bebidas energéticas para adolescentes? Porque essas bebidas são feitas  de uma mistura de açúcar, vitaminas, guaraná, ginseng e cafeína e algumas delas possuem mais de oito vezes a quantidade de cafeína de uma dose de café (100 mg da substância por 30 ml, contra as 12 mg de um cafezinho). O consumo de cafeína começa a ficar tóxico para o organismo quando ele é superior a 400 mg/dia em adultos, 100mg/dia em adolescentes (12-18 anos) e 2mg/kg em crianças menores de 12 anos e os maiores riscos estão associados a disfunções no ritmo cardíaco.

O uso abusivo de energéticos pode também levar a danos nos rins, aumento da pressão arterial e desordem mental associada à agressividade e à ansiedade.

Consumidos frequentemente, também elevam o risco de obesidade e de condições associadas ao alto consumo de açúcar, como o surgimento de cáries nos dentes e diabetes. Além de privação do sono, fadiga, cansaço, dores de cabeça, dor de estômago e irritabilidade que também estão associados ao consumo.