Asma tem tratamento

Asma tem tratamento

No início deste mês foi comemorado o Dia Mundial da Asma, que teve como objetivo neste ano, conscientizar as pessoas sobre a importância de saber identificar os sintomas da asma e ter controle da doença por meio de um tratamento contínuo.

O que é a Asma?

A asma é uma doença pulmonar na maioria dos casos de causa alérgica que atinge adultos e crianças, acomete 10% da população mundial e, infelizmente, cerca de duas mil pessoas morrem por ano por causa da asma mal controlada.

A asma é uma doença crônica e não aguda e que necessita de tratamento contínuo e prolongado para um bom controle dos sintomas.

O tratamento básico da asma é feito com uso de corticosteróides na forma inalatória ou uma associação de corticosteróides e broncodilatadores inalatórios.
Mas esses medicamentos devem ser utilizados de forma correta para que consigam chegar até os pulmões, daí a importância de ensinar os asmáticos, ou seus pais, a usarem estes dispositivos, para que o tratamento seja eficaz.

Um problema que também afeta o controle da asma é a opinião popular de que os sprays utilizados para o tratamento, conhecidos como “bombinhas” viciam. E que por isso, quando as crises de asma melhoram não é mais necessário fazer o tratamento. Isso é um grande erro, pois os sprays não viciam e esse abandono do tratamento pode colocar em risco a vida do asmático.

Lembre-se: asma tem controle! Faça o acompanhamento médico!

Tags: