15 Maio O que você precisa saber sobre a “nova” hepatite
A hepatite é uma inflamação do fígado causada por vírus, sendo os mais conhecidos os vírus da hepatite A,B,C,D e E. Dentre esses, o mais comum é o vírus da hepatite A, que pode ser transmitido através de alimentos contaminados.
Desde abril deste ano, a OMS alerta para casos diagnosticados em alguns países de uma “nova“ hepatite em crianças e adolescentes, incluindo o Brasil, ou seja, uma hepatite que não é causada por esses vírus já conhecidos, e parece evoluir para uma forma severa levando a insuficiência do fígado.
Nos exames laboratoriais realizados em alguns destes pacientes foram detectados o adenovírus, um vírus que causa gripes, resfriados e diarreia, e o vírus SARS-CoV-2, relacionado à Covid 19, mas as investigações continuam para saber se realmente são esses vírus os responsáveis por essa “nova” hepatite.
Os serviços de atendimento médico no Brasil já estão em alerta para o diagnóstico e a notificação de possíveis casos.
Mas não há necessidade de alarme. Contudo, é importante estar atento para os sintomas da hepatite infantil como febre, fraqueza, dor no corpo, dor abdominal, náusea, enjoo, vômitos, perda de apetite, urina escura, olhos e pele amarelados (icterícia) e fezes esbranquiçadas.
Nesse caso é importante avaliação médica para realização de exames de sorologia e exames para avaliar a função do fígado.
E lembre-se de manter o calendário vacinal das crianças e adolescentes sempre atualizados, pois temos as vacinas contra hepatite A e B e contra Covid -19 disponíveis.
Além de lavar sempre as mãos, usar álcool em gel e evitar compartilhar objetos de uso pessoal.