Imunoterapia: um tratamento eficaz para dermatite atópica

Imunoterapia: um tratamento eficaz para dermatite atópica

A dermatite atópica é uma doença alérgica inflamatória da pele, que causa lesões de pele que coçam muito, afetando a qualidade de vida. Apesar de ser uma dermatite muito comum em crianças, pode atingir todas as idades.
O tratamento indicado é:

Hidratação frequente e cuidados com a pele

Uso de pomadas anti-inflamatórias com corticoides ou com imunomoduladores

Antialérgicos orais

Nos casos moderados ou intensos e persistentes de dermatite atópica, a chamada imunoterapia é um tratamento que vem se mostrando muito eficaz, pois melhora os sintomas e controla bem a alergia. É indicado para crianças, adolescentes e adultos.

O que é imunoterapia?

São vacinas licenciadas pela Anvisa que têm na sua composição em geral ácaros da poeira doméstica. Elas podem ser administradas por via sublingual ou subcutânea e são indicadas para pacientes alérgicos aos ácaros, identificados através de testes alérgicos. Mas precisam ser receitadas por um alergista. Durante o tratamento de imunoterapia, são administradas doses crescentes do ácaro a fim de reduzir a sensibilidade e induzir uma tolerância ao ácaro na pessoa alérgica, controlando assim os sintomas e diminuindo a intensidade da alergia.

Esse tratamento dura cerca de três anos e deve ser acompanhado pelo médico alergista.

Estas vacinas no passado eram somente indicadas para alergias respiratórias como asma, rinite e conjuntivite alérgica, mas estudos recentes mostram uma ótima eficácia desse tratamento para a dermatite atópica.