O que é virose?

O que é virose?

  • Esse termo “virose” ficou muito popular nos atendimentos pediátricos, mas é um termo muito genérico, que particularmente não costumo utilizar na minha prática médica.

    As chamadas “viroses” são doenças causadas por algum vírus e existem inúmeros deles. Só que nem todos são iguais, por isso é importante que o pediatra faça o diagnóstico correto e informe aos pais.
    Os tipos mais comuns de doenças virais são as respiratórias e as gastrointestinais .

    As respiratórias são mais comuns no outono e inverno e acomete com maior frequência nas crianças menores de 2 anos. Alguns exemplos são o resfriado comum, a gripe e a bronquiolite. Elas causam sintomas como: dor de garganta, tosse , nariz entupido, coriza , febre e mal estar em geral.

    Já as infecções virais gastrointestinais acabam aparecendo mais no verão, como diarreias agudas e as gastroenterites. Elas causam sintomas como febre, vômitos, diarreia, dor abdominal e mal estar.

    Não há um medicamento específico para combater os vírus, os medicamentos prescritos pelo médico são para aliviar os sintomas. Mas em
    todos esse quadros clínicos, é sempre muito importante aumentar a oferta de líquidos e manter o repouso.

    Algumas dicas de prevenção para evitar a contaminação por um vírus:

    Cuidado com água e alimentos que são oferecidos às crianças.

    Quando viajar evite consumo de líquidos com gelo, como as raspadinhas na praia que não são feitas com água filtrada ou sucos. Cuidado também com alimentos mal acondicionados no período do verão, o calor deteriora rapidamente os alimentos.

    Procure sempre lavar muito bem as mãos das crianças antes e após as refeições e também ao ter contato com alguma pessoa doente ou após frequentar um parquinho, por exemplo.

    Lave muito bem frutas e legumes e ensine a criança a não compartilhar copos, talheres e toalhas.

    Se seu filho está com alguma suspeita de uma doença viral, não o leve para creche ou escola até que os sintomas melhorem completamente, para evitar a contaminação de outras crianças.

Tags: