07 jan Surto de Covid-19 e Influenza, o que fazer?
Começamos o ano de 2022 com os vírus influenza H3N2 e a COVID-19 circulando juntos por todo o Brasil. Por isso, é bom que todo mundo fique bem atento, pois os sintomas iniciais dessas duas doenças são muito parecidos e em alguns casos as duas infecções podem acontecer ao mesmo tempo.
A pessoa infectada com influenza ou com o coronavírus pode ter sintomas parecidos como febre, dores no corpo, dor de garganta e dor de cabeça e tosse.
Para quem faz parte de algum grupo de risco como as gestantes, pessoas com doenças crônicas e crianças com menos de 5 anos — o recomendado é consultar o médico assim que os sintomas aparecerem. Caso você ou seu filho não se encaixem nesse grupo, o ideal é se isolar e esperar até três dias depois que os sintomas começaram para fazer o teste da covid-19. Se o resultado for negativo, o teste para influenza pode ser feito .
No caso em que um dos dois testes (covid ou influenza) seja positivo, é necessário seguir com o isolamento. Para covid-19, são 10 dias. Já no caso da gripe por influenza, são 7 dias , mas atenção as crianças podem transmitir por até 14 dias , então é necessário evitar o contato com pessoas dos grupos de risco por um tempo maior.
Cuidem se!