17 dez O que fazer diante do novo surto do vírus influenza
Nem bem saímos da pandemia por coronavírus e estamos diante de um surto de gripe pelo vírus influenza A. O vírus influenza circula o ano todo, mas os surtos ocorrem mais nos meses do outono e inverno, só que esse ano o cenário infelizmente é diferente.
A responsável por isso é a variante H3N2 denominada Darwin que foi identificada em setembro deste ano na Austrália, e agora chega por aqui .
O maior problema é que esta variante só vai fazer parte das vacinas contra influenza em 2022. As vacinas aplicadas neste ano não protegem desta nova variante e com isto ela está se espalhando rapidamente, causando muitos casos de gripe.
As mutações constantes nos vírus da gripe são bem comuns, esse é o motivo das vacinas serem atualizadas todos os anos com as cepas mais predominantes.
Quando é necessário procurar um serviço de emergência em caso de gripe:
– Febre alta que não melhora após uso de antitérmico
– Queda importante do estado geral
– Dificuldade para respirar
Nos casos mais moderados ou graves é importante fazer o teste rápido para pesquisa do vírus influenza, confirmado o diagnóstico,
o médico deve prescrever o antiviral além dos sintomáticos para o tratamento da gripe.
Atenção: as pessoas com gripe devem evitar o contato próximo com crianças pequenas, gestantes e principalmente idosos, pois esses grupos são de risco para desenvolver formas graves da doença.
Para evitar a contaminação valem os mesmos cuidados para a Covid-19: evitar ambientes com aglomerações de pessoas, lavar as mãos com frequência, uso do álcool em gel e usar máscara.
E, claro, manter a vacinação, sua e da sua família, sempre em dia.