Obesidade infantil: um assunto sério e necessário

Obesidade infantil: um assunto sério e necessário

No mês de setembro a Sociedade de Pediatria de São Paulo lança a campanha Setembro laranja – de combate à Obesidade infantil -, e destaca a importância da conscientização das famílias sobre esse problema que vem crescendo.

Na minha prática clínica, durante todo o período da pandemia, atendendo pacientes no consultório e nos ambulatórios de pediatria, percebi o quanto ficou evidente que a falta do ensino presencial, com diminuição das atividades físicas das crianças e adolescentes, e o isolamento em casa, tiveram como consequência uma rotina bem alterada e pouco saudável. Dietas recheadas de alimentos industrializados, rotina de sono desregrada, sedentarismo, excesso de tempo de tela e nível de ansiedade elevado, levaram a um aumento importante de casos de sobrepeso, obesidade e obesidade grave na infância.

Faço aqui um alerta para os pais, pois a criança obesa hoje, vai se tornar um adulto doente de amanhã, com doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, colesterol elevado e as doenças cardíacas e neurológicas associadas, sedentarismo e doenças ósseos, afetando a qualidade de vida desse adulto e colocando em risco o desejo de um envelhecimento saudável.

Por isso devemos redobrar os cuidados e a atenção com a alimentação das crianças e estimular sempre a prática de exercícios físicos.