16 ago Vacinação contra Covid-19 em adolescentes, o que devemos saber
Nesta semana, o Estado de São Paulo inicia a vacinação contra Covid-19 para adolescente acima de 12 anos, com a vacina Pfizer Biontech, a única aprovada pela Anvisa, e já em uso em vários países.
Conheça os benefícios da vacinação em adolescentes:
– O número de óbitos por Covid-19 nas crianças e adolescentes é baixo, varia de 0,2 a 0,3%, mas estudos mostram que crianças menores de 2 anos e adolescentes de 12 a 19 anos têm 2 x mais risco de evoluir para óbito;
– A eficácia da vacina é alta, de 94% a 100 %, demonstrando ótima proteção;
– Os indivíduos vacinados, se infectados pelo coronavírus, apresentam uma carga viral muito baixa, o que reduz a transmissão do vírus;
– Com mais pessoas vacinadas, temos um melhor controle da circulação de novas variantes;
– A vacinação protege da forma grave da Covid-19, chamada Síndrome Inflamatória Multi sistêmica que, apesar de rara, apresenta uma letalidade bem alta, e protege também da chamada “Covid longa “, onde os sintomas como cansaço, distúrbios de sono e déficit de atenção, persistem por até 12 semanas.
Quanto aos possíveis eventos adversos, foram relatados febre, dor no local da aplicação, mialgia, calafrios e mal-estar.
Algumas mães questionam sobre o aparecimento da miocardite em adolescentes que tomaram a vacina. Pesquisas revelam que esse evento adverso ocorreu em pouquíssimos casos, após a segunda dose da vacina, e com evolução benigna após tratamento com anti-inflamatórios e corticoides e uma resolução completa entre 1 a 3 semanas.
Portanto, os benefícios da vacinação contra Covid-19 superam os riscos.
Vamos vacinar nossos filhos e sugerir para as pessoas que conhecemos a fazer o mesmo!!
Só assim teremos um controle da pandemia!