05 Maio Alergia a animais? Veja o que fazer para minimizar os sintomas
Seus olhos lacrimejam ou você começa a tossir, espirrar ou coçar o nariz depois de brincar ou ficar perto de um animal peludo como cão ou gato? Provavelmente você deve ter alergia a animais.
A combinação de pele, pelos e saliva dos bichos, são considerados alérgenos e podem desencadear crise de asma, rinite ou conjuntivite alérgica.
Os pelos podem ficar suspensos no ar por horas e causar sintomas mesmo depois que o animal não estiver mais no ambiente. Os pelos também podem ir parar em móveis, tapetes, estofados ou em roupas, assim, pessoas que têm animais de estimação podem transportar os pelos para outros locais como a escola ou o trabalho. Sabia que mesmo retirando o animal do ambiente os alérgenos podem permanecer por até 6 meses?
Mas ter alergia a animais não significa necessariamente que você precisa evitar por completo o contato com eles. É importante conhecer o ponto em que você começa a sentir sintomas, ou seja, a quantidade de alérgenos que tornam os sintomas mais intensos. E aí, tomar algumas medidas de prevenção poderá ajudá-lo a conviver melhor com os pets:
- Mantenha o animal fora do quarto de dormir;
- Dê banhos regulares;
- Limpe a casa frequentemente;
- Higienize estofados, almofadas e tapetes utilizando um bom aspirador de pó;
- Uma opção também é usar uma solução tópica e aplicar nos pelos do animal para mantê-lo mais hidratado e prevenir a queda de pelos frequente. Esses produtos são encontrados em lojas especializadas para alérgicos.
Se você não tem um pet,
mas frequenta algum ambiente que tenha animal, pode fazer um tratamento preventivo, utilizando um antialérgico oral antes da exposição.
Agora, para entender melhor a intensidade da sua alergia aos animais, é importante a avaliação do alergista, fazer os testes alérgicos, avaliar a gravidade e programar o tratamento de forma individualizada.