A alergia à picada de insetos é bem comum nas crianças durante o verão

A alergia à picada de insetos é bem comum nas crianças durante o verão

Esse tipo de alergia é causada por substâncias da saliva dos insetos que podem causar reações no local da picada ou reações mais disseminadas, nesse caso por exemplo , o inseto pica os braços ou pernas da criança e após algumas horas várias outras “picadas” começam a aparecer, esse tipo de reação é chamada de estrófulo.

Para controlar essa alergia nas crianças mais sensíveis é importante tentar evitar a picada do inseto, pois novas picadas em um período curto de tempo podem piorar e prolongar a reação alérgica.

No meu blog conto várias maneiras de proteger as crianças.

Mas se seu filho foi picado, o tratamento mais eficaz para controlar a coceira e a reação inflamatória são as pomadas com corticoides e os antialérgicos orais, que devem ser prescritos pelo pediatra e podem ser utilizados de forma intermitente nas crises.

As loções com cânfora, calamina e mentol também aliviam os sintomas mas devem ser usadas com precaução: elas podem irritar a pele ou provocar ardência durante a aplicação.

Já os antialérgicos em creme devem ser evitados pelo risco de desencadear dermatite de contato e piorar durante a exposição ao sol.

Outra boa dica é cortar as unhas das crianças, pois ao se coçar, isso pode causar escoriações na pele. E manter sempre as lesões da pele limpas com higiene local. Isso evita a infecção bacteriana secundária.