04 dez Quem vacina não vacila!
O assunto da semana são as vacinas para combater a Covid 19. É inevitável perceber que um dos maiores avanços da medicina foi o desenvolvimento das vacinas . Quem se vacina consegue, além de se proteger, ajudar a proteger as pessoas a quem ama e a coletividade. Por isso é muito importante que a gente não esqueça de manter em dia a vacinação dos nossos filhos !
Só mesmo por meio da vacinação é que conseguimos controlar e eliminar graves doenças infecciosas. E a falta de uma cobertura vacinal adequada pode causar novas pandemias. E de pandemia a gente não aguenta mais nem ouvir falar, certo?
Por isso faço questão de divulgar a campanha de vacinação para adolescentes da Sociedade Brasileira de Imunizações.
Boa parte dos adolescentes costumam ter um comportamento mais opositor e do tipo que acha que nada acontece com eles. Tomar vacina, para quê? E, seu papel como mãe, pai ou cuidador de um adolescente é, não só o de alertar, como fazer com que o seu filho ou filha sejam vacinados. Sabia que existem vacinas específicas para a adolescência? O calendário de vacinação do adolescente vai dos 10 aos 19 anos e, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações, as vacinas que devem ser feitas são as seguintes:
• Vacina HPV: protege da infecção sexualmente transmissível pelo vírus do papiloma humano, prevenindo o desenvolvimento de câncer de colo de útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe na vida adulta. Deve ser aplicada em duas doses a partir dos 9 anos para as meninas e dos 11 anos para os meninos, o ideal é vacinar antes do início da atividade sexual .
• Vacina Meningocócica (ACWY): protege da doença meningocócica que, além de muito grave, tem alta letalidade. Nas aglomerações em festas e reuniões muito comuns entre os adolescentes os surtos dessa doença podem acontecer , e a vacina é a única forma de prevenção . Indicada a partir de 11 anos .
• Vacina tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa): protege contra difteria, tétano e coqueluche. Deve ser aplicada entre os 9 a 10 anos.
Vacinação em dia é sinônimo de mais saúde e qualidade de vida. Não esqueça de levar a carteira de vacinação do seu filho adolescente na consulta anual ao pediatra.
Vamos manter nossos adolescentes bem protegidos!