Como podemos ajudar a prevenir uma segunda onda de Covid-19

Como podemos ajudar a prevenir uma segunda onda de Covid-19

Nas últimas semanas a mídia vem mostrando um aumento de casos da Covid-19, isso está ocorrendo provavelmente pelo relaxamento das medidas de isolamento social, com mais aglomerações e principalmente redução do uso de máscaras. Essas atitudes podem ter um grande impacto na transmissão do coronavírus e provocar uma segunda onda da Covid-19.

É muito importante a conscientização do benefício do uso frequente das máscaras faciais. Alguns estudos têm mostrado uma hipótese bem interessante: o uso de máscaras faciais além de ser uma forma de prevenir a transmissão do coronavírus por pessoas pré-assintomáticas ou assintomáticas, também pode reduzir a gravidade da doença.

Algumas teorias mostram que a gravidade da Covid-19 é proporcional a carga viral que a pessoa recebe. Cargas virais altas podem sobrecarregar e desregular o sistema de defesa e aumentar o risco do desenvolvimento de formas graves da doença. Parece que o uso das máscaras pode reduzir a carga viral que uma pessoa inala e, dessa maneira, contribuir para formas da doença mais leves ou assintomáticas.
Formas leves da doença podem ser tratadas em casa, o que ajudaria a não sobrecarregar hospitais. Com isso, mais pessoas teriam imunidade para o coronavírus. E, com mais pessoas imunes à doença, consequentemente ocorreria uma diminuição na circulação do vírus, com um maior controle da pandemia, enquanto aguardamos a chegada da vacina.

Portanto, nessa fase da ameaça de uma segunda onda, precisamos fazer a nossa parte e utilizar máscaras sempre! Sabemos que não é muito confortável, mas é extremamente necessário. Além de ser uma forma de ajuda mútua no combate à pandemia.
Importante: não esqueça que o ideal é usar máscaras com camada dupla ou tripla, que garantem uma melhor proteção.

Informações baseadas no artigo: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMp2026913