Home office e como evitar as alergias respiratórias

Home office e como evitar as alergias respiratórias

O novo estilo de vida que estamos tendo por conta da pandemia causada pelo Covid-19, trouxe o isolamento social e, com ele, muitas pessoas aderiram ao home office. Sem tempo para administrar tudo ao mesmo tempo, casa, filhos, comida, trabalho, limpeza…. E isso tudo fez com que várias famílias tivessem mais contato com o principal vilão que estimula as alergias respiratórias: o ácaro. Ele está presente na poeira doméstica, em estofados, colchões e travesseiros. Por isso vou falar aqui sobre os cuidados que devemos ter com a casa durante o período de home office para evitar as alergias respiratórias.

Dependendo da quantidade de ácaro que uma pessoa alérgica inala, pode ocorrer uma crise mais intensa de rinite ou de asma, se essa inalação for frequente, uma inflamação crônica na via área vai se instalar tornando os sintomas de alergia persistentes e prolongados.

Prós e contras do home office

Prós: estar mais perto da família, ter maior independência em relação ao horário de trabalho (afinal é só acordar e ir para o trabalho no quarto ao lado), redução do estresse por conta do trânsito e a busca por uma alimentação mais saudável.

Contras: muitas vezes, o fato de não ter um horário regrado faz também com que a limpeza da casa fique comprometida. Isso pode gerar um maior contato com os ácaros. Além da utilização de produtos de limpeza com odores fortes que também ajudam a piorar os sintomas respiratórios.

Esse ambiente acaba estimulando as alergias respiratórias causando sintomas como:

  • Coriza frequente;
  • Crises de Espirros – principalmente pela manhã;
  • Coceira no nariz, na garganta ou no ouvido;
  • Obstrução nasal, que pode prejudicar o sono e as atividades diárias
  • Sintomas de asma como tosse , falta de ar e chiado no peito , que podem piorar durante a atividade física

Por isso é importante estar atento à higienização correta, tanto do local do home office como do quarto de dormir. Essa higiene deve ser diária, mesmo que se perca um pouco de tempo, e o tratamento medicamentoso pode e deve ser orientado por um médico alergista.

Como higienizar o ambiente para evitar contato com os alérgenos

  • Use sempre pano úmido nos móveis e no piso. Se optar por produtos de limpeza, procure os que não tenham cheiro, como detergente neutro e álcool. Evite produtos perfumados. Nos banheiros, dê preferência pela água sanitária diluída ou os sapólios .
  • Evite o acumulo de muitos objetos para não aumentar a quantidade de pó, principalmente no local de trabalho e no quarto de dormir, isso facilita bastante a limpeza diária;
  • Nos colchões, procure usar capas antiácaros, vendidas em lojas especializadas de produtos alérgicos. Essas capas têm uma tecnologia que impede o contato do ácaro durante o sono;
  • Evite também travesseiros de pena, prefira aos travesseiros de espuma, látex ou fibra;
  • Troque a roupa de cama 1x por semana e dê preferência para os edredons no lugar dos cobertores;
  • Limpe o estrado da cama 2x por mês;
  • Utilize aspiradores com filtro HEPA ou filtro de agua são os tipos que realmente conseguem remover o acaro do ambiente
  • Não esqueça de identificar e eliminar pontos de umidade na casa , pois nesses locais existe a presença de fungos e ácaros