Será que meu filho tem alergia ao leite de vaca ou intolerância à lactose?

Será que meu filho tem alergia ao leite de vaca ou intolerância à lactose?

Muitas mães chegam ao meu consultório com essa dúvida: será que meu filho tem alergia ao leite de vaca ou intolerância à lactose? Um erro muito comum é achar que alergia a proteína do leite de vaca e a intolerância à lactose são a mesma doença. Na verdade, tratam-se de doenças com condutas bem diferentes.

Sintomas da alergia à proteína do leite de vaca  

Na alergia a proteina do leite de vaca o indivíduo tem uma reação alérgica às essas proteínas, como caseína, alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina. Portanto, qualquer ingestão de leite ou derivados, mesmo em pequenas quantidades, pode causar sintomas como reações  cutâneas, problemas respiratórios e/ou gastrointestinais.

Tratamento para a alergia à proteína do leite de vaca

O  tratamento indicado é a exclusão total do leite de vaca e derivados da dieta, sendo necessário orientação da leitura de rótulos, evitar fontes ocultas do leite de vaca, tomando cuidado em locais onde pode ocorrer ingestão acidental como restaurantes, sorveterias e padarias. É importante a orientação do tratamento com medicamentos caso ocorra uma reação alérgica e o seguimento ambulatorial por profissional experiente em alergias alimentares. Sabemos que com o passar do tempo e fazendo a dieta de restrição de forma correta , essa alergia pode desaparecer. Quando isso irá ocorrer varia muito em cada pessoa.

Intolerância à lactose

A lactose é um açúcar encontrado no leite de vaca e em produtos lácteos como, por exemplo, queijos, iogurtes, manteiga e outros. Existem pessoas que desenvolvem uma intolerância à lactose, ou seja, conforme a quantidade de lactose que ingerem podem apresentar sintomas de má digestão, como distensão abdominal, diarreia, dores abdominais e flatulência (gases). Essa intolerância pode permanecer até o fim da vida.

Tratamento para intolerância à lactose 

O tratamento mais indicado é ingerir pouca quantidade de lactose, bem como utilizar a enzima lactase em comprimidos quando houver a necessidade de ingestão de derivados do leite, como em uma festa ou jantar.