01 nov A importância da limpeza dos espaçadores
Os espaçadores são dispositivos de plástico ou de metal utilizados para fazer a inalação do corticoide ou do broncodilatador inalatório, disponíveis em forma de sprays e prescritos no tratamento da asma em crianças.
Por que usar espaçadores
Eles são utilizados para que o medicamento consiga chegar em uma quantidade adequada nos pulmões e seja eficiente. Isso porque, ao atravessar o interior do espaçador, o jato do spray perde velocidade , dessa forma as partículas bem pequenas que são inaláveis conseguem chegar aos brônquios.
Os espaçadores de plástico são os mais baratos. Embora sejam eficazes, necessitam de uma limpeza semanal específica. À medida em que são utilizados diariamente, a medicação em spray tende a se depositar na parede do espaçador formando uma camada esbranquiçada, que significa um acúmulo de carga eletrostática. Quando isso ocorre, uma menor quantidade de medicação consegue chegar aos pulmões, prejudicando, assim, a eficácia do tratamento.
Por isso, a limpeza do espaçador de plástico é mais do que uma medida de higiene, é um procedimento que deve ser feito semanalmente para garantir uma maior disponibilidade da medicação para o paciente.
Como limpar o espaçador
- Desmonte as peças do espaçador: bocal, película da válvula, peça plástica que encaixa o spray do medicamento e o tubo plástico;
- Coloque as peças do espaçador de molho por 30 minutos em uma vasilha com 1 litro de água e 2 gotas de detergente neutro;
- Após 30 minutos, retire as peças da vasilha, não enxágue e deixe secar naturalmente;
- Remonte o espaçador, quando completamente seco;
- A máscara pode ser lavada separadamente com água e detergente neutro, e secar naturalmente ou com toalhas.
A limpeza periódica dos espaçadores forma um filme antiestático no tubo do objeto, aumentando o aproveitamento do medicamento para o paciente.
Os espaçadores de metal são mais caros e não precisam desse tratamento específico, podendo ser lavados em água corrente.