09 set Quando e como fazer lavagem nasal
A higienização nasal com soro fisiológico a 0,9% reduz a congestão e ajuda na manutenção da permeabilidade da via aérea. É indicada em qualquer idade, mas, principalmente, para as crianças que não sabem assoar direito o nariz.
Porque fazer lavagem nasal
Essa medida é importante nos quadros de gripes, resfriados e rinossinusites, na rinite alérgica e quando o clima está muito seco. Ajuda a limpar e fluidificar o muco, remover partículas de sujeira ou alérgenos que ficaram depositados na mucosa nasal e a desobstruir as vias aéreas.
Quando fazer lavagem nasal
Quando a criança está com muita secreção nasal, a lavagem deve ser feita com mais frequência, cerca de 4 vezes ao dia, e é melhor dar preferência para a utilização da seringa. A quantidade de soro fisiológico utilizada para crianças pequenas pode ser de 2 a 3 ml por narina. Conforme a criança for crescendo, esse volume pode ir aumentando.
Com o que fazer a lavagem nasal
- As seringas plásticas de bico são as mais indicadas para a higienização nasal. Atenção para as de rosca, elas podem machucar a narina das crianças;
- É importante evitar as soluções de soro fisiológico que contenham cloreto de benzalcônio, que é um conservante. Se usado por longos períodos pode ser lesivo para a mucosa nasal. Por isso é fundamental a leitura dos rótulos antes de utilizar o produto;
- O ideal é o soro estar em temperatura ambiente ou morno, nunca gelado. Dessa forma facilita a eliminação da secreção e não agride a mucosa nasal;
- A posição mais indicada para fazer a lavagem é colocar o bebê ou criança sentado ou em pé, com a cabeça levemente inclinada para frente. O ideal é que a boca permaneça levemente aberta. Dessa maneira, o soro com a secreção sai pela narina ou será deglutido.
Meu filho não suporta lavagem nasal
Uma alternativa para o uso diário, fora das crises ou nas crianças que não toleram a lavagem nasal com seringa, são os sprays nasais de soro fisiológico. Eles possuem pressão e bicos adequados para a lavagem nasal. Na prevenção, o seu uso duas vezes por dia é suficiente.
A lavagem nasal é considerada um método seguro, eficaz, bem tolerado como tratamento na obstrução nasal e como uso diário para a higienização nasal. Deve ser adotado sempre pelos pais.